O pneu é um dos principais componentes da suspensão dos veículos, sendo assim vamos entender melhor a função dos pneus, a sua construção, os diversos tipos de pneus e suas diversas aplicações.
As principais funções dos pneus:
- É manter a dirigibilidade e a estabilidade do veículo, mantendo a sua área da banda de rodagem o maior tempo possível em contato com o solo;
- É de absorver os impactos durante a rodagem do veículo.
Saiba como garantir vida longa para os pneus do seu carro
Para garantir melhor desempenho para o seu carro e maior durabilidade para os pneus do seu carro faça com regularidade e disciplina os serviços de alinhamento de pneus, balanceamento de pneus, rodízio de pneus, mantendo a calibragem correta dos pneus, e verifique a suspensão sempre que realizar estes serviços.
Aprenda como é feito a construção e as partes de um pneu:
Um pneu moderno leva um tipo especial de borracha – uma mistura de borracha natural, borracha sintética e o chamado “negro de fumo”, que é um derivado do petróleo usado para deixar a mistura bem resistente. Segundo, porque a lista de ingredientes do pneu inclui camadas de poliéster, náilon e até aço.
Juntando essas substâncias com a borracha especial, os fabricantes conseguem produzir seis componentes diferentes, que serão usados para compor cada uma das partes do pneu (veja quais são e para que servem abaixo):
- Carcaça: composta por lonas que são as camadas de tecido que constituem a estrutura do pneu e são geralmente compostas por cordas de fibra entrançadas e revestidas com borracha. Estas permitem que o pneu seja flexível, mas não elástico. Uma camada denominada tela carcaça é colocada diretamente sobre o revestimento interno do pneu, tornando o pneu mais resistente.
- O talão é uma estrutura de fios de aço revestidos com cobre e impermeabilizado com borracha antioxidante. É uma estrutura de alta resistência. Sua função é fixar o pneu na roda do veículo e evitar o vazamento de ar. Os talões estão localizados nas duas extremidades da carcaça do pneu.
- Cinta: As cintas de aço são colocadas à volta do pneu para reforçar a resistência e proporcionar rigidez. Estas são constituídas por folhas de fio de aço trançado revestidas com borracha. Por vezes, também é adicionado um cabo de Kevlar para força adicional, resistência a furos e durabilidade.
- Parede lateral/Flanco: A lateral do pneu é responsável por amortecer irregularidades do solo. Por isso mesmo, ela possui uma borracha com propriedades específicas, que é mais resistente e flexível. É isso que garante mais conforto ao motorista. É nesta parte do pneu que encontramos todas as informações do fabricante sobre o seu pneu.
- Ombro: O pneu tem uma pequena extremidade chanfrada entre a banda de rodagem e o flanco. O seu design e construção têm um papel importante no modo como o pneu o ajuda em curvas.
- Liner: O liner é o revestimento interno do pneu. Constituído por camadas de borracha impermeáveis que protegem o lado interno da carcaça contra umidade. Nos pneus tubless (sem câmara de ar), o liner permite a vedação por completo impedindo o vazamento do ar comprimido interno, evitando assim a perda de pressão do pneu. Já nos pneus tubetype (com câmara de ar), tais como nos pneus de moto e pneus de caminhão, o liner é feito com borracha mais macia e sem ranhuras para não danificar a câmara de ar.
- Banda de rodagem: Única parte do pneu que fica em contato direto com o solo, a banda de rodagem é responsável por manter a dirigibilidade e a estabilidade do veículo, pela absorção dos impactos durante a rodagem, transferir forças de tração do veículo para a sua locomoção, proporcionar a frenagem do veículo dentro da menor distância evitando colisões. É fundamental que a banda de rodagem do pneu esteja em boas condições de uso para que “obedeça” aos comandos do condutor.
A banda de rodagem é composta pelos seguintes elementos:
- Sulcos:
São os espaços da banda de rodagem, tendo como funções a drenagem da água evitando os deslizamentos, refrigerar o pneu, além de reduzir ruídos. São eles que determinam a aderência do pneu em pisos secos e molhados. Você pode conferir o nível de aderência do pneu através da etiqueta do Inmetro (veja imagem abaixo). É também entre os sulcos da banda de rodagem que estão os TWIS (Tread Wear Indicator). Eles são pequenas barras de borracha que servem para indicar a hora de trocar o pneu.
- Ombro:
Vai da extremidade da banda de rodagem até a lateral do pneu, e a sua principal função é aguentar a transferência de peso no momento de curvas, sendo fundamental para a estabilidade do veículo.
Para aguentar os desgastes, essa parte possui uma quantidade extra de borracha.
- Barras:
São as partes da banda de rodagem que estão diretamente em contato com o solo, e é nas barras do pneu que o motor do veículo exerce tração, fazendo com que o veículo se locomova.
- Ranhuras:
É o desenho da banda de rodagem de cada modelo pneu, ela também auxiliam na drenagem de água, redução da temperatura e dos ruídos do pneu na rolagem com o solo.
Mistura da borracha e os Banburys
A mistura de borracha do seu pneu é constituída por cerca de 30 ingredientes. As proporções dos ingredientes dependem dos objetivos de desempenho do pneu. A mistura é composta por vários tipos de borracha, enchimentos e outros ingredientes, misturados em misturadoras gigantes, denominadas misturadoras Banbury. Estas máquinas criam um composto negro e viscoso que será enviado para ser cortado.
Corte
Após a borracha ter esfriado, é enviada para uma instalação de corte especial, onde é cortada em faixas que irão formar a estrutura básica do pneu. Na etapa de corte, são preparados outros elementos do pneu, alguns dos quais são revestidos com outro tipo de borracha.
Construção do pneu
O pneu é construído, de dentro para fora. Os elementos têxteis, as cintas de aço, os talões, as lonas, os pisos e os restantes componentes são colocados numa máquina de construção de pneus que assegura que cada peça é colocada no lugar certo. O resultado é relativamente semelhante ao produto final e é conhecido como pneu verde.
Cura do pneu
O pneu verde é então vulcanizado com moldes quentes numa máquina de cura, que comprime todas as partes do pneu e que molda o pneu na forma final, incluindo o padrão do piso e as marcas do flanco do fabricante.
Inspeção do pneu
Para que um pneu seja considerado como pronto para ser enviado para venda, tem de ser submetido a uma inspeção cuidadosa realizada visualmente por inspetores treinados e utilizando máquinas concebidas para detectar a menor mácula ou imperfeição. Uma seleção de pneus é retirada da linha para verificações com raios-X, para procurar potenciais pontos fracos internos ou falhas.
Saiba como ler o pneu do seu carro, moto ou caminhão:
Grafadas na lateral do pneu existem uma série de números e códigos que trazem informações importantes do pneu. Abaixo temos um desenho em corte de um pneu com o significado de todos os números e letras:
- LARGURA DO PNEU
A largura do pneu, em milímetros, medida de flanco a flanco. (205 milímetros no desenho acima).
- B. RELAÇÃO ALTURA X LARGURA
Trata-se da relação da altura do flanco do pneu com a sua respectiva largura, expressa em percentagem. Por exemplo, uma relação altura/largura de 55 indica que a altura do pneu equivale a 55% da sua respectiva largura. (55% no desenho acima).
- C. DIÂMETRO DA RODA
O diâmetro (altura) da roda em polegadas. (Aro 16 no desenho acima).
- D. ÍNDICE DE CARGA
O índice de carga do pneu está no flanco ao lado do diâmetro. O índice de carga do pneu do desenho acima refere-se à capacidade máxima de carga (em kg). Por exemplo, um pneu com um índice de carga de 91 pode transportar 615 kg. (91 no desenho acima). Os índices de carga e de velocidade devem ser verificados ao comprar um pneu novo. Lembre-se também de consultar as recomendações do fabricante.
- E. ÍNDICE DE VELOCIDADE
O índice de velocidade é a velocidade máxima para um pneu, quando tem a pressão correta e é utilizado com carga. O índice de velocidade é indicado pela letra no fim do flanco, após o número do índice de carga. Por exemplo, um pneu com um índice de velocidade de V tem uma velocidade máxima de 240 km/h. (V no desenho acima).
Ao comprar pneus novos, certifique-se de que o respetivo índice de velocidade corresponde às capacidades de velocidade do seu veículo.
Quando devemos trocar o pneu de carro, pneu de moto ou pneu de caminhão?
Aqui não importa se o pneu é de carro, pneu de moto ou pneu de caminhão, para todas estas aplicações, o desgaste do pneu é medido através do T.W.I., e quando o resíduo da banda de rodagem do pneu atinge esta marca, chegou a hora de trocar o pneu, não importa se o pneu é de carro, pneu de moto ou pneu de caminhão.
O T.W.I., traduzido do inglês, significa indicador de desgaste do pneu, são pequenas barras distribuídas ao longo da banda de rodagem do pneu localizadas entre os sulcos da banda de rodagem.
Estas pequenas barras de borracha, servem para indicar a hora de trocar o pneu. São medidas em milímetros, correspondendo a 1,6 mm no pneu de passeio, pneu de carga e pneu de moto.
Quando o pneu atinge a marca igual ao T.W.I., ou seja 1,6 mm de resíduo de banda de rodagem, o pneu atingiu o seu limite de desgaste, devendo ser substituído de imediato. Podemos afirmar que este pneu não garante a rodagem do veículo com segurança, seja um pneu de carro ou um pneu de moto ou um pneu de carga ficando o veículo sujeito a multa pelos órgãos fiscalizadores de trânsito.
O que caracteriza um pneu careca?
O pneu está careca, devido ao desgaste excessivo e visivelmente percebido da banda de rodagem, podendo estar igual ou abaixo do T.W.I., isso significa que o pneu perdeu suas características originais e já não garante o atrito da borracha com o solo, aumentando consideravelmente o risco de aquaplanagem do veículo no solo molhado, e derrapagem e instabilidade mesmo em solo seco.
Como saber o ano em que o pneu foi fabricado?
É na lateral ou flanco do pneu que encontramos esta informação denominada de DOT, seja no pneu de carro, pneu de moto ou pneu de caminhão.
O DOT é uma série de letras e números, que fica na lateral do pneu, como na imagem abaixo. Para saber a data de fabricação do produto, fique atento aos números.
Os dois primeiros números indicam a semana de fabricação e os dois últimos o ano. No caso do exemplo acima, o pneu foi fabricado na 31ª semana de 2021.
Calibrando os pneus para manter a pressão conforme a recomendação do fabricante do veículo
Quando demos fazer a calibragem dos pneus e qual a sua importância??
- Semanalmente com os pneus frios aplicando a pressão correta recomendada pelo fabricante do veículo;
- Calibrar corretamente o pneu de carro, pneu de moto ou pneu de caminhão, é fundamental para garantir a durabilidade do pneu;
- O desenho abaixo demonstra o desgaste do pneu quando o veículo roda com pouca pressão (desgaste no ombro do pneu), com a pressão correta (desgaste regular da banda de rodagem do pneu) e com excesso de pressão (desgaste no centro da banda de rodagem do pneu).
O que é o balanceamento de pneus??
- O objetivo do balanceamento do pneu é distribuir o peso igualmente em toda a circunferência do pneu, evitar vibrações e aumentar a vida útil do pneu.
Como fazer o balanceamento de pneus??
- O Balanceamento de pneus, é feito por um Técnico especializado da loja de pneus Della Via na máquina balanceadora, onde é aplicado o contrapeso no lado mais leve do conjunto montado de pneus, roda e válvula em contraposição do lado mais pesado deste conjunto.
Qual a importância de realizar o rodízio de pneus??
- O rodízio de pneus é uma técnica de manutenção importante que ajuda a prolongar a vida útil dos pneus de carro, pneus de moto e pneus de caminhão.
- Além de gerar economia, por realizar a troca em tempos mais longos, realizar o rodízio é uma forma de fazer uma manutenção preventiva em seu veículo. Dessa forma, quando for necessário realizar a troca, todos os pneus estarão no mesmo nível similar de desgaste.
Números do pneu: o que significam?
Medidas, Exemplo pneu 225/55 R17
O primeiro número é a largura do pneu em milímetros (225 mm), o segundo 55, é a série ou a relação em porcentagem entre a largura e altura da parede (55% da largura), o “R” significa radial, e o 17 é o diâmetro exterior da roda em polegadas (aro 17).
Traction
Traction é a aderência do pneu numa pista molhada. A frenagem dele é testada em pista molhada, controlado em linha reta, como também tem a habilidade de parar o carro em pistas secas ou no concreto molhado.
O índice traction é descrito pelas letras AA, que são os índices mais elevados, A, B e C, que são os índices mais baixos. No caso, a letra C representa o mínimo aceitável.
Temperature
Este índice é medido por um teste em laboratório simulando o uso do pneu nas ruas e estradas para mensurar a temperatura do atrito. indica a capacidade do pneu dissipar o calor e como lida com o acúmulo dele. Há três possíveis índices: A, B e C, A sendo o melhor e C o pior. O índice só se aplica a pneus inflados corretamente de acordo com o valor de pressão descrito no manual do carro.
O que é Treadwear de um pneu?
Treadwear é uma classificação dada aos pneus para avaliar a durabilidade da banda de rodagem. Banda de rodagem é a parte do pneu que entra em contato com a estrada e é responsável por fornecer aderência. Dessa forma, o Treadwear é uma classificação numérica que indica a expectativa de vida útil dos pneus com base no desgaste da banda de rodagem, quando testado em uma situação controlada. A classificação é exibida na lateral do pneu e é uma das três classificações dadas pela National Highway Traffic Safety Administration (NHTSA) dos Estados Unidos.
Como o Treadwear de um pneu é medido?
A classificação de Treadwear é determinada por um teste de desgaste padronizado. O teste é realizado em um pneu novo que é colocado em um eixo de teste. O pneu é então submetido a uma rotação constante em uma estrada de teste com condições padronizadas. O teste é projetado para simular o desgaste natural que ocorre ao dirigir um veículo em uma variedade de condições. O número final de Treadwear é a média de três testes independentes.
Um exemplo: um pneu classificado com nota 200 teria um desgaste duas vezes menor na pista de testes do que um modelo com nota 100. Contudo, o desempenho relativo dos pneus depende das suas condições reais de uso. Além disso, esse índice não é global. Desse modo, cada fabricante estabelece sua referência de treadwear.
Então um Pirelli com um índice treadwear de 200 poderia ter maior durabilidade que um Goodyear com índice 300, por exemplo.
O que significa a classificação de Treadwear de um pneu?
Uma classificação de Treadwear mais alta indica uma expectativa de vida útil mais longa do pneu. A classificação mais alta é 620, enquanto a mais baixa é 60. No entanto, deve-se lembrar que a classificação de Treadwear não é uma garantia de vida útil real.
Pêso/Índice de carga e Velocidade que suportam os pneus
Para saber o peso máximo que os pneus suportam, podemos conferir na tabela de índices de carga. Encontramos estes números estampados no flanco do pneu depois da medida. Exemplo: Um pneu na medida 205/70R16 112S, 112 é o número que designa o peso máximo suportado por pneu, neste caso 112 representa 1120kg. (vide tabelas abaixo).
Tabela de índice de carga para pneus de carro, pneus de moto e pneus de SUV
Tabela de índice de carga para pneus de carro, pneus de moto e pneus de SUV
Tabela de índice de carga para pneus de caminhão
Como ler as letras de velocidade dos pneus?
Para sabermos a velocidade máxima que você pode dirigir com o pneu do seu veículo, encontramos uma destas letras estampada no pneu depois da medida. Exemplo: na medida 215/45R17 100Y, Y é a letra que designa a velocidade máxima deste pneu, que neste caso Y representa 300 km/h na tabela abaixo encontramos todos os índices e respectivas velocidades.
Tabela de índice de velocidade de pneus de carro, pneus SUV, pneus de moto e pneus de carga
Como comprar seu pneu online na Della Via?
A Della Via possui uma equipe de consultores de vendas especializados para entender e atender as dúvidas e negociações de cada cliente no pneu que procura. Para que isso ocorra, não trabalhamos com venda online, mas sim pelo telefone e pelo WhatsApp com isso conseguimos dar um atendimento único para cada cliente e poder direcionar quais produtos são os mais indicados para a sua necessidade.
Como funciona a garantia dos pneus na Della Via?
A garantia do pneu é de até 5 anos após a compra e envolve defeitos que podem ocorrer devido a fabricação do produto. Cada processo de garantia envolve uma análise do revendedor que é passado para o fabricante que verifica a procedência ou não do defeito. Vale ressaltar que avarias decorrente do buracos, falta de calibragem, raspagem em guias, rodas amassadas ou falta de manutenção de alinhamento, cambagem e cáster não são considerados defeitos de fabricação e sim de falta de manutenção, ocorrendo sempre na negativa pelos fabricantes.
Serviços gratuitos Della Via Pneus para o seu carro
- Rodízio e calibragem dos pneus;
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Garantia exclusiva Della Via Pneus de 180 dias (6 meses) nos serviços
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