Sempre que você trocar ou realizar a manutenção de pneus, ou a manutenção do veículo em uma das lojas da Della Via, é necessário fazer os serviços de geometria total, a calibragem dos pneus e o balanceamento das rodas do carro.

Na manutenção de pneus, recomendamos realizar o check-up do carro, onde verificamos gratuitamente os principais itens de segurança do carro: A suspensão, os freios dianteiro e traseiro, o óleo do motor, os filtros de óleo e ar do motor, lâmpadas, filtro do ar-condicionado e um diagnóstico para avaliar a necessidade de fazer o serviço de limpeza de bico.

A geometria total do veículo compreende fazer os serviços de alinhamento dianteiro de direção e o alinhamento traseiro ajustando os ângulos de convergência, divergência, o câmber ou cambagem e o cáster, deixando todos estes ângulos da geometria em conformidade aos parâmetros determinados pelos fabricantes do carro, após a realização destes serviços.

  • O que é a cambagem?

Os carros possuem geometrias com angulações diferentes que são especificadas pelo fabricante de cada veículo de acordo com cada projeto de construção de cada carro. Estes ângulos têm como objetivo melhorar a estabilidade do carro quando sofre esforços laterais ao fazer uma curva, para compensar a ação e movimentos da suspenção e para reduzir as vibrações das rodas para o volante.

Cambagem ou câmber, é um dos ângulos da geometria dos veículos, e corresponde a inclinação da roda de um veículo em relação ao solo. Seu valor é denominado ângulo de cambagem, e será positivo quando a parte superior da roda se inclinar para fora e será negativo quando ela se inclinar para dentro. 

A alteração dos ângulos da cambagem ocorre na maioria das vezes devido as rodas dianteiras do carro sofrerem choques contra obstáculos, passagem por buracos ou impactos na lateral desalinhando o carro o que acaba causando o desgaste irregular dos pneus (vide abaixo).

  • Quando sei que preciso fazer o serviço de cambagem?

Fazer a cambagem é necessário quando os pneus apresentarem desgastes irregulares em suas partes externa ou interna, quando veículo sofreu algum tipo de impacto ou danos no conjunto de suspensão e por consequência está fora de seu ângulo ideal do câmber. Decorrentes destes motivos, o carro poderá ter desgaste prematuro e irregular dos pneus, falta de estabilidade, vibrações no volante, e poderá puxar para um lado ou para outro.

  • Tipos de Cambagem

Existem 3 tipos de cambagem, conforme descrito e desenho abaixo:

Cambagem positiva: quando roda e pneu estão voltados para dentro do carro;

Cambagem negativa: quando roda e pneu estão voltados para fora do carro;

Cambagem nula: quando roda e pneu fazem um ângulo reto.

A cambagem nada mais é do que o ajuste da inclinação das rodas de um veículo em relação a um plano vertical (solo), este ajuste tem como objetivo de controlar seu rolamento ou desentortar uma deformação. Este serviço é feito por um Técnico especializado da Della Via fazendo a regulagem de câmber na suspensão nos veículos que permitem este recurso, ou utilizando uma ferramenta especial chamada de desempenador hidráulico, ou realizando a substituição de componentes que causam folgas no conjunto da suspensão, como molas cansadas, amortecedores sem ação, kits de borrachas e coxins do amortecedor, buchas de bandeja saturadas etc.

  • O que acontece se eu não fizer o serviço de cambagem no meu carro?

Se a cambagem estiver fora das medidas determinadas pelo fabricante do carro, certamente os pneus terão desgaste prematuro e irregular, o carro sofrerá de falta de estabilidade, vibrações no volante, poderá puxar para um lado ou para outro.

  • Todo carro precisa de cambagem?

Todo carro possui o ângulo de cambagem, e que deve ser corrigido sempre que estiver fora das especificações do fabricante do carro.

  • O que é o cáster?

Cáster, é mais um dos ângulos da geometria dos veículos, que corresponde ao paralelismo das rodas, é o ângulo que se forma entre o pino mestre da roda do carro em relação ao plano vertical visto de lado. Ele é fundamental para a estabilidade do carro, aderência dos pneus e velocidade final do veículo.

Tipos de Cáster

Existem 3 tipos de cáster, conforme descrito e desenho abaixo:

Cáster positivo: quando a inclinação do eixo de giro é para frente;

Cáster negativo: quando o eixo de giro está na vertical;

Cáster nulo: quando o eixo de giro é para trás.

  • Quando sei que preciso fazer o serviço de cáster?

Quando for feito o alinhamento de pneus e for detectado que as medidas do cáster estão em desacordo com as medidas especificadas pelo fabricante do veículo

Quando a direção estiver pesada

Quando as rodas tiverem dificuldade para retornar à posição inicial após qualquer deslocamento.

Quando demos fazer o alinhamento dos pneus, a calibragem dos pneus, o balanceamento dos pneus??

-Alinhamento dos pneus

  • Sempre por ocasião da troca e manutenção dos pneus;
  • Preventivamente a cada 10.000 km;
  • Sempre que os pneus apresentarem desgastes irregulares na área do ombro ou em escamas na banda de rodagem;
  • Sempre que o veículo apresentar tendência de deriva ou instabilidade em marcha;
  • Sempre que o veículo apresentar tendência de deriva ou instabilidade em marcha;
  • Após fortes impactos ou choques contra obstáculos ou buracos;
  • Quando um pneu apresentar desgaste irregular em relação ao outro pneu que estiver rodando no mesmo eixo;
  • Sempre que forem substituídos componentes da suspensão do veículo;
  • Quando o volante apresentar endurecimento ao esterçar.

Serviços gratuitos Della Via Pneus para o seu carro

  • Rodízio e calibragem dos pneus
  • Check-up dos itens de segurança
  • Verificação do óleo do motor mais filtros de óleo, ar, combustível e cabine

Garantia exclusiva Della Via Pneus de 180 dias (6 meses) nos serviços

  • Balanceamento de pneus
  • Alinhamento de pneus
Artigo anteriorConserto de Rodas do Veículo: quando fazer?
Próximo artigoAprenda o que é e como fazer o rodízio de pneus!!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui