Quem se preocupa com a segurança e faz questão de manter a manutenção do seu veículo em dia, sabe da necessidade de realizar manutenção do sistema de freios preventivamente. O carro sofre um desgaste natural com o uso, e assim como os pneus e rodas, a suspensão, a troca de óleo e filtros, o sistema de arrefecimento, o balanceamento de pneus e rodas, os serviços de geometria do carro, o sistema de freios merece atenção redobrada e a sua revisão deve ser feita a cada 10.000 km rodados.

O sistema de freios é uma preocupação constante de qualquer motorista, e não é por menos, pois é necessário termos segurança ao dirigir o carro e qualquer anormalidade que venha ocorrer no sistema de freios do carro pode ocasionar graves acidentes de trânsito.

Mesmo reconhecendo a necessidade da manutenção dos freios, existem muitas dúvidas quanto à necessidade da troca de peças do sistema de freios. A seguir esclarecemos as suas dúvidas e ajudamos você a fazer de forma correta a manutenção dos freios do seu carro.

  • Qual a importância da manutenção prévia dos freios??

Os sistemas de freios dos veículos têm sido regularmente atualizados pelas montadoras com o avanço da tecnologia embarcada dos carros. Sendo assim para obtermos a sua eficiência é necessário fazermos a manutenção preventiva do sistema de freios o que nos garante segurança ao dirigir. Desta forma aumentamos a sua durabilidade, evitamos quebras e temos funcionamento perfeito.

Falhas na frenagem do veículo podem causar acidentes fatais, e quanto antes os defeitos forem identificados e resolvidos, mais seguro será o uso do carro. Sem contar que a manutenção preventiva reduz gastos com a manutenção do veículo, pois quanto maior for o desgaste, maior será a quantidade da troca de peças.

Podemos afirmar que a importância da manutenção prévia dos freios proporciona segurança ao dirigir reduzindo o custo de manutenção do sistema e a necessidade de troca de peças.

  • Quais os principais tipos de freios de automóveis??

Existem alguns tipos de freios:

Temos o freio de mão/estacionamento, tem por finalidade básica “travar” as suas rodas traseiras, evitando qualquer movimentação enquanto o veículo está estacionado;

Temos os freios ABS com sistema de frenagem antitravamento das rodas;

Temos os freios a disco;

Temos os freios a tambor.

Os freios do tipo a disco e a tambor são os mais comuns, equipando a maioria dos carros.

Abaixo segue um resumo sobre o funcionamento cada um deles: 

  • Freio de mão

Também conhecido como freio de estacionamento é um componente essencial para a segurança dos automóveis, sendo acionado sempre que o motorista estacionar e parar o veículo. Esse item também é totalmente independente dos principais sistemas do veículo. 

Freio ABS (Antilock Braking System)

Traduzindo para o português, significa sistema de travagem antibloqueio. Ao acionarmos o pedal do freio, as válvulas eletrônicas evitam o travamento das rodas diminuindo o espaço de frenagem do carro mantendo a sua estabilidade, aumentando a segurança ao dirigir do carro.

O ABS funciona por meio de sensores instalados nas rodas do carro, que calculam a sua rotação em relação à força do motor. Desse modo, se as rodas começarem a travar, rapidamente a pressão sobre elas é reduzida, resultando na trepidação do pedal.

O sistema ABS pode estar presente nos freios do tipo a disco ou tambor para nivelar o contato entre o pneu e o solo, diminuindo a distância de parada em momentos de emergência. Por questões de segurança, todos os automóveis fabricados desde 2014  no Brasil têm esse componente como item de série.

  • Freio a disco

A maioria dos automóveis produzidos no Brasil saem de fábrica com freio a disco nas rodas dianteiras, sendo que este tipo de freio funciona a partir de um sistema hidráulico e quando pisamos no pedal de freio do veículo acionamos as pastilhas de freio que comprimem o disco que está ligado à roda, fazendo a roda parar de acordo com a fricção realizada da pastilha no disco de freio.

  • Freio a tambor 

Este tipo de freio também funciona a partir de um sistema hidráulico. Quando pisamos no pedal de freio do veículo acionamos os cilindros de roda que empurram as sapatas de freio causada pela transmissão do fluido de freio que proporcionam a pressão contra o tambor e contra as rodas. Isso empurra as sapatas de fricção do carro contra o tambor que fica na lateral da roda que faz parar o veículo. 

  • Identificando problemas com os freios!!

A manutenção dos freios também depende da percepção do motorista. Mesmo realizando a manutenção do veículo e a manutenção dos freios corretamente, e conforme os prazos estabelecidos, falhas sempre estão sujeitas a acontecer.

Nesse sentido, existem algumas situações que podem indicar problemas nos freios do seu carro, nesses momentos recomendamos fazer um check-up gratuito em uma das unidades da loja de pneus Della Via onde nossos Técnicos de Serviços especializados indicarão a manutenção do veículo que são necessárias realizar para garantir sua segurança ao dirigir.

  • Vejamos alguns sinais indicativos de problemas nos freios!
  1. Pedal muito baixo: geralmente está relacionado a vazamentos do fluido do sistema de freio, vazamentos do cilindro mestre, ou mesmo o desgaste excessivo das pastilhas;
  2. Pedal pesado: geralmente está relacionado ao meu funcionamento do servo freio, também conhecido por hidrovácuo, que é a peça responsável por amplificar a força exercida no pedal que reduz o esforço do motorista. Esse tipo de falha não costuma afetar a capacidade de frenagem do carro, mas torna muito desconfortável a tarefa de frear;
  3. Perda da eficiência na frenagem: Outro sinal comum de problemas nos freios é a perda da eficiência na frenagem. Esse tipo de situação pode estar relacionado ao desgaste das pastilhas de freio ou as sapatas de freio, perda de pressão no sistema, desgaste dos discos de freio etc.
  4. Ruídos agudos ao pisar no freio: a presença de ruídos agudos no momento da frenagem também é um forte indicativo de que o sistema está com problemas. Na maioria das vezes este ruído é provocado pelo desgaste excessivo das pastilhas. Este ruído é gerado quando a base de metal da pastilha desgastada entra em contato com a superfície do disco, que também é de metal. Como resultado, é possível ouvir o som decorrente do atrito dos metais. Quando isso acontecer é necessário fazer a manutenção dos freios rapidamente, pois existe o risco de o disco de freio também ser danificado, o que aumentará o custo da manutenção.
  5. Trepidação na frenagem: Se ao pisar no pedal do freio e perceber que o pedal e/ou o volante do carro estão trepidando, esse é um forte indicativo de que o disco de freio pode estar empenado. Assim, como a superfície do disco não está totalmente plana, a ondulação é transmitida pelo sistema hidráulico e retorna até o pedal, dando a sensação de trepidação. O mesmo acontece com o volante.
  • Pedal do freio tremendo, o que pode ser??

Esse é um forte indicativo de que o disco de freio pode estar empenado. Assim, como a superfície do disco não está totalmente plana, a ondulação é transmitida pelo sistema hidráulico e retorna até o pedal, dando a sensação de trepidação. O mesmo acontece com o volante.

  • Barulho durante a frenagem, quais podem ser as causas?

Normalmente a frenagem do carro deve acontecer de forma silenciosa, porém se escutarmos barulhos durante a frenagem como o som de atrito entre metais, por exemplo, pode ter chegado o momento de substituir as pastilhas de freio ou o disco de freio devido ao desgaste de uma destas peças. Caso isso seja ignorado, existe grande risco de o sistema falhar resultando em colisões que podem ser graves.

  • Pedal muito duro ou suave demais, o que pode estas acontecendo??

O pedal muito duro geralmente está relacionado ao meu funcionamento do servo freio, também conhecido como hidrovácuo. Esta peça é responsável por amplificar a força exercida no pedal e que reduz o esforço do motorista.  

Também é importante verificar a mangueira de ar que pode estar entupida e prejudicando o funcionamento desta peça.

Já o pedal suave ou abaixando, geralmente está relacionado a vazamentos do fluido de freio do sistema de freio, tais como: vazamentos do cilindro mestre e ou cilindros de roda, ou mesmo o desgaste excessivo das pastilhas de freio.

  • Ruídos agudos, como resolver??

A presença de ruídos agudos no momento da frenagem também é um forte indicativo de que o sistema está com problemas. Na maioria das vezes este ruído é provocado pelo desgaste excessivo das pastilhas. Este ruído é gerado quando a base de metal da pastilha desgastada entra em contato com a superfície do disco, que também é de metal. Como resultado, é possível ouvir o som decorrente do atrito dos metais. Quando isso acontecer é necessário fazer a manutenção dos freios rapidamente, pois existe o risco de o disco de freio também ser danificado, o que aumentará o custo da manutenção.

  • Luz do painel permanece acesa após a manutenção dos freios!!

Quando isso acontece, é necessário o uso do scanner para apagar a luz do freio referente a manutenção que foi realizada, tais como: a troca da pastilha de freio, troca dos discos de freio, troca do fluído de freio ou outras peças do sistema de freio do veículo.

Também para verificar se existem outros problemas de freio que não foram detectados ou corrigidos na manutenção dos freios que foi realizada, utilizando o scanner, saberemos as manutenções necessárias para o pleno funcionamento do sistema de freio do veículo.  

A manutenção dos freios é assunto sério!!!!

“Assim como a manutenção do veículo como um todo, é muito importante que estejamos atento aos sinais que podem indicar falhas no sistema de freios e que se faça as manutenções dos freios regularmente e de forma preventiva em uma das lojas da Della Via realizando as revisões do carro a cada 10.000 Km obedecendo as orientações do fabricante do veículo”.

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