Suspensão

O sistema de suspensão é um conjunto de componentes que atua em tempo integral ligando o chassi às rodas e pneus, garantindo que elas sempre estejam em contato com o solo, para que os impactos sofridos pelo conjunto da roda mais o pneu sejam absorvidos, para que os ocupantes do carro tenham conforto ao rodar por diversos tipos de piso e para que haja estabilidade nas curvas.

Esse sistema é composto por diversas peças, sendo que as principais e mais conhecidas são os amortecedores, batentes e coxins dos amortecedores, molas, bandejas, buchas da suspensão, bieletas, pivôs, terminais e braços axiais, barra estabilizadora e suas buchas.

Todas estas peças atuam em conjunto para realizar o mesmo objetivo, que é, basicamente, promover conforto aos passageiros e dar estabilidade e segurança ao veículo em movimento.

Quando devemos fazer a manutenção da suspensão e como verificar as suas condições e necessidade de troca de peças??

  • Quando o veículo apresentar barulhos fortes ao rodar em curso normal, ou quando passar em valetas, pisos irregulares ou desníveis no solo;
  • Quando o veículo apresentar falta de estabilidade ao dirigir, já é um sinal de desgaste dos amortecedores, que transmite pequenos solavancos a carroceria do veículo dificultando a dirigibilidade e por consequência acaba provocando o desgaste irregular nos pneus.
  • Vale ressaltar que isso também é causado por falta de alinhamento e balanceamento das rodas. Portanto, tenha o costume de conferir esses dois itens a cada 10 mil quilômetros.
  • Quando os pneus do veículo apresentarem desgastes acentuados e irregulares, é sinal de que tem algo de errado na suspensão que pode estar comprometida e com alguns itens danificados sendo necessário a troca de peças. Amortecedores danificados acabam com a vida útil dos pneus prejudicando sua aderência em contato com o solo.
  • Os serviços de alinhamento da direção e o balanceamento das rodas é essencial para manter o sistema de suspensão em dia e garantir uma ótima dirigibilidade. Quando as rodas sofrerem fortes impactos lembre-se de que refazer o balanceamento também é fundamental.
  • Além de manter a suspensão do veículo em perfeito estado, o alinhamento e balanceamento ainda auxiliam na economia de combustível, já que a aderência dos pneus em contato com o solo também será maior.
  • Quando o veículo apresentar falta de estabilidade em curvas, com tendência a passar reto, fazendo com que haja necessidade de reduzir a velocidade ou frear bruscamente e traseira tende a derrapar quando corrigimos a direção, são sinais de que devemos fazer a manutenção da suspensão para verificar qual componente da suspensão não está funcionando e qual será a necessidade da troca de peças.
  • Quando os amortecedores apresentarem vazamentos ou sinais de degradação e desgaste nos batentes e coxins do amortecedor.
  • Quando o veículo está com problemas nos amortecedores, ao passar por irregularidades em contato com o solo as suas rodas ficam pulando, sobem e descem rapidamente, provocando desgaste prematuro e irregular nos pneus.
  • Quando as molas estiverem danificadas ou desgastadas pelo seu uso contínuo, apresentando a perda de altura do veículo, pintura desgastada, ferrugem, elos batendo, trincas e até mesmo elo quebrado, as molas devem ser substituídas. Molas ruins ainda danificam outros componentes da suspensão: tais como os amortecedores, batentes e coxins do amortecedor, rolamentos, além de gerar alterações no alinhamento do carro.

Na manutenção veicular, recomenda-se fazer uma inspeção a cada 10.000 km, sendo fundamental a verificação dos principais componentes da suspensão abaixo relacionados:

  • Amortecedores, principal componente do sistema de suspensão dos veículos, tem como função principal garantir a estabilidade, o conforto e a segurança do veículo em movimento
  • Batente do amortecedor quebrado ou deteriorado, gera ruídos e acelera o desgaste prematuro dos amortecedores e molas. Sua função é impedir que o amortecedor sofra batidas bruscas quando chega ao final do curso.
  • Coxim do amortecedor quebrado transmite ruídos e vibrações para a carroceria. Sua função é de amortecer o impacto causado pelo componente na carroceria do veículo;
  • Bieletas com coifas deterioradas ou tortas comprometem a estabilidade do veículo;
  • Bandejas com buchas de borracha deterioradas, folgas nas fixações ou tortas, geram ruídos e desgaste irregular dos pneus;
  • Molas desgastadas com marcas ou quebras nos elos comprometem a ação dos amortecedores o comportamento do veículo;
  • Buchas de suspensão trincadas ou com a bucha metálica solta gera ruídos e desgaste irregular do pneu;
  • Se o Pivô quebrar, pode desmontar a suspensão, desprendendo da manga de eixo a roda do veículo ficará solta podendo causar acidente. É essencial a cada 10.000km verificar o estado da coifa e se não está com folga excessiva;
  • Na manutenção da Suspensão, todos estes componentes devem ser verificados a cada revisão de 10.000 km.

Como saber na manutenção veicular se tem algo de errado na suspensão do seu veículo?

  • Quando o desempenho do veículo em velocidades mais altas, mesmo andando em linha reta e ao atingir velocidade acima de 80 km/h, a direção do veículo se torna bastante imprecisa causando a falta de estabilidade do veículo;
  • Quando houver perda da eficiência do veículo ao contornar curvas e realizar freadas, necessitando de mais espaço para manobras, é sinal de desgaste dos amortecedores em razão dos pneus não estarem conseguindo atingir o contado ideal com o solo;
  • Quando perceber desgastes irregulares e prematuros nos pneus;
  • Quando ao rodar perceber barulhos constantes no veículo;
  • Quando perceber desconforto ao dirigir o veículo e falta de estabilidade em retas, curvas ou freadas.

Qual a importância em verificar a suspensão do veículo?

A importância em verificar com regularidade a suspensão do veículo, e deve ser feita a cada 10.000 km. É a garantia de uma rodagem com segurança proporcionando economia de combustível, e garantindo o desgaste regular dos pneus e demais componentes da suspensão.

Peças da suspensão e suas funções básicas

Pneu

Indiretamente os pneus fazem parte da suspensão. Considerando o conceito geral de suspensão, que é manter as rodas em contato com o solo e dar conforto aos passageiros, é importante pensar nas condições do pneu.

Dependendo do seu perfil, ele pode deixar o carro mais macio ou mais duro, além de interferir na condução e estabilidade do veículo. O pneu é constituído principalmente de borracha e parte de sua função é absorver os impactos do solo, ajudando no trabalho dos amortecedores e das molas.

Amortecedor

O amortecedor é um dos principais componentes da suspensão, e tem o objetivo de atuar em conjunto com as molas para absorver os impactos recebidos pelo veículo ao trafegar pelo solo.

A ação do amortecedor é diminuir o tempo de oscilação da mola, controlando seu movimento. Sem ele, o carro ficaria oscilando continuamente enquanto estivesse em circulação. Por isso, manter as boas condições dos amortecedores, é fundamental para o conforto do veículo.

O Amortecedor tem três funções básicas distintas:

  • Manter o contato dos pneus com o solo.
  • Controlar os movimentos de abertura e fechamento das molas.
  • Proporcionar conforto, estabilidade e segurança ao veículo.

As funções básicas do Amortecedor contribuem significativamente para melhorar a dirigibilidade do veículo, proporcionando:

  • Controle do movimento da suspensão.
  • Diminuição da distância de frenagem.
  • Redução do desgaste dos pneus.
  • Diminuição do desgaste dos componentes da suspensão.
  • Conservação dos pneus em permanente contato com o solo.
  • Controle da movimentação das molas.
  • Sustentação do alinhamento das rodas.
  • Domínio da movimentação do veículo: rolagem, balanço, mergulho e subida na aceleração.
  • Redução da fadiga do motorista.
  •  Analisando o funcionamento do automóvel como um todo, podemos afirmar sem dúvida alguma que os amortecedores são componentes essenciais para a dirigibilidade do veículo.

Mola

A mola é o principal elemento elástico da suspensão, e a partir do momento da sua instalação, já está em trabalho, permanecendo acionada pelo peso da carroceria do veículo mais as cargas que ele estiver carregando. Ela absorve as irregularidades do terreno, controla a altura do veículo e atua sobre o alinhamento e equilíbrio da suspensão.

Na suspensão, a mola pode ser de dois tipos: feixe de mola ou helicoidal. Ela é feita de aço e é muito flexível.

Braço oscilante/Bandeja

O braço oscilante, também pode ser chamado de bandeja da suspensão. Ele é responsável por ligar a coluna (onde se encontram o amortecedor, a mola e outras peças) ao chassi do veículo. Ele é o ponto de apoio inferior para a suspensão executar seu movimento oscilatório de subida e descida.

Buchas de borracha

As buchas de borracha das peças dos componentes da suspensão, são responsáveis por impedir o atrito de ferro com ferro. Além disso, elas permitem que o braço oscilante/bandeja realize seu movimento sem gerar ruído. Por ser um componente de borracha, é comum o seu desgaste, principalmente se o motor tiver algum vazamento de óleo que passe por elas.

Pivôs

O pivô, que também é conhecido pelo nome de junta esférica, é responsável por fazer com que a coluna da suspensão gire em seu próprio eixo, permitindo que a caixa de direção empurre as rodas e execute as manobras de direção.

O defeito mais comum do pivô é a folga, que pode ser identificada no alinhamento. Nesse caso, é preciso realizar a sua substituição, pois um pivô com folga não deixa o carro segurar o alinhamento por muito tempo.

Coxim

O coxim do amortecedor é uma peça de metal revestida por uma borracha. Sua função é fixar o amortecedor no monobloco. É ele que recebe os impactos do amortecedor, além de permitir que a coluna da suspensão rotacione com o movimento do volante. Por ser envolvido em borracha, o coxim passa por desgastes e pode produzir barulhos ao passar em buracos.

Barra estabilizadora

A barra estabilizadora liga as duas colunas de suspensão, permitindo maior estabilidade ao carro, além de transferir igualmente a força entre as rodas. Essa barra é fixada na carroceria com o auxílio de buchas e as colunas são ligadas a ela por meio de bieletas.

Como saber se tem algo de errado com a suspensão do seu carro?

Quando um veículo apresenta problemas no sistema de suspensão, pode haver vários indícios que apontam isso e a necessidade da troca de peças. Alguns pequenos desgastes só são percebidos quando se tenta alinhar o veículo, mas pode acontecer também falta de estabilidade do veículo ao dirigir, ele pode não obedecer aos comandos do volante, além de trepidar muito quando passa em uma lombada.

Um dos primeiros indícios a ficar atento é o desgaste irregular ou precoce dos pneus. Se seu sistema de suspensão está gasto, com amortecedores estourados, pivôs com folga ou bandejas com buchas desgastadas, o pneu do carro sofrerá desgaste irregular e prematuro, pois o amortecedor não consegue deixar as rodas sempre em contato com o solo ou o pivô com folga desfaz o alinhamento, por exemplo.

Outro sinal é perceber marcas de óleo no chão, oriundas de vazamento nos amortecedores. Para não confundir com outros vazamentos, traga seu carro até uma das unidades da loja de pneus Della Via para que seja feita uma inspeção veicular. Se essas manchas aparecerem junto com sinais de alteração na suspensão, as chances de o problema ser no amortecedor são maiores.

Os ruídos também podem acusar danos na suspensão. Se você escutar rangidos ou pancadas secas na carroceria do carro quando estiver trafegando por ruas esburacadas ou de paralelepípedo, procure um mecânico. Sua suspensão pode estar precisando de reparos.

Por fim, fique de olho também em movimentos excessivos da carroceria ao passar em lombadas e no aumento da distância de frenagem. Esses são sinais que apontam a necessidade de manutenção da suspensão.

Aprenda sobre a importância da manutenção preventiva da suspensão!!

Faça o check-up gratuito do seu veículo a cada 10.000 kms rodados nas lojas da Della Via Pneus, onde serão avaliados os principais componentes da suspensão, suas condições de uso e vida útil:

  • Amortecedores
  • Batentes e coifas do amortecedor
  • Coxins do Amortecedor
  • Molas
  • Pivôs
  • Bieletas
  • Terminais e braços axiais de direção
  • Bandejas
  • Buchas da suspensão
  • Barra de direção
  • Pneus

Qual a importância em verificar periodicamente a suspensão do veículo e como economizar na manutenção da suspensão??

Assim como as demais peças de um carro, o sistema de suspensão também necessita de manutenção preventiva. Alguns itens podem ser verificados em quilometragens específicas, enquanto outros apresentam desgaste variado, de acordo com o modo de condução e estrada que o veículo trafega.

Fazendo a manutenção preventiva, detectamos antecipadamente os problemas imediatos fazendo somente a troca de peças necessárias para restabelecer o pleno funcionamento da suspensão do veículo.

Manter o carro alinhado, é fundamental para economizar na manutenção da suspensão. O alinhamento deve ser feito a cada 10 mil km, e previne o desgaste irregular dos pneus.

Com o carro alinhado, as rodas não puxam e você não tem que corrigir toda hora a trajetória do carro. Assim, o sistema de suspensão não é sobrecarregado e as peças não sofrem desgaste prematuro, evitando assim a troca de peças.

Além disso, ao realizar o alinhamento, o profissional faz a inspeção das rodas, procurando por folgas. Nesse procedimento, é possível identificar a necessidade da troca de peças, como pivôs, terminais e bucha de bandeja, por exemplo, pois não dá para realizar um bom alinhamento com folga nesses componentes.

Como o desgaste da suspensão depende muito do tipo de uso que o carro tem (como carregar peso, rodar com muitos passageiros, realizar arrancadas e freadas bruscas etc.), é indicado que o sistema de suspensão seja verificado periodicamente por quilometragem. Assim, é possível detectar a necessidade da troca de peças a tempo de evitar o desgaste de outros componentes.

Como saber a hora de fazer a troca dos amortecedores e a troca de peças, fazendo adequadamente a manutenção veicular e da suspensão??

Antes de tudo, vale ressaltar que a suspensão é um sistema essencial, tanto para o bom funcionamento do veículo quanto para garantir a segurança e estabilidade de sua direção.

Considere sempre a troca de peças da suspensão como uma forma de investimento para o seu carro, o que proporcionará um melhor desempenho do veículo além de economizar na suspensão e na manutenção veicular corretiva.

Se o sistema de suspensão apresentar qualquer problema ou desgastes em suas peças, o melhor a se fazer é substituí-las por peças novas.

O alinhamento deve ser feito sempre que houver troca de peças da suspensão, a falta dele é um dos fatores mais comuns para ocasionar problemas no sistema e desgaste irregular nos pneus do veículo.

Cuidados rotineiros 

A forma como conduzimos o carro e a qualidade do terreno que costumamos percorrer são fatores fundamentais para aumentar a vida útil de sua suspensão.

Portanto, se acabou de realizar a troca peças da suspensão ou das molas, evite forçar muito o sistema, sempre respeitando a limitação de peso do carro, tendo mais atenção aos buracos e obstáculos e respeitando a velocidade das vias.

Como fazer uma boa manutenção veicular

Mantenha sempre o seu carro com as revisões em dia na Della Via Pneus. Isso faz com que o veículo seja conservado e evita que o desgaste de outras peças cause sobrecarga no sistema de suspensão. Para atingir a vida útil dos componentes, a manutenção preventiva é essencial.

Conte com os serviços da rede de lojas Della Via Pneus.

Aqui você encontrará profissionais capacitados para realizar a manutenção da suspensão do seu carro e a troca de peças com qualidade e a garantia dos fabricantes.

Serviços gratuitos Della Via Pneus para o seu carro

  • Rodízio e calibragem dos pneus;
  • Check-up dos itens de segurança;
  • Verificação do óleo do motor mais filtros de óleo, ar, combustível e cabine.

Garantia exclusiva Della Via Pneus de 180 dias (6 meses) nos serviços

  • Balanceamento de pneus;
  • Alinhamento de pneus.
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