A roda em conjunto com os pneus, são 2 componentes do carro de uso severo e que sofrem constantemente os impactos por estarem diretamente em contato com o solo através dos pneus. Os danos e empeno nas rodas estão principalmente relacionadas às vias por onde o carro trafega. A falta de conservação das ruas e estradas associado as irregularidades do asfalto, buracos nas vias, choque contra obstáculos, passagem brusca em quebra-molas, lombadas ou tartarugas, batidas contra guias das calçadas, acabam danificando as rodas do carro causando desconforto do motorista ao dirigir prejudicando também a estabilidade do carro.
Quando temos uma ou mais rodas danificadas por algum dos motivos mencionados, é hora de parar o carro e realizar uma inspeção veicular para checar a suspensão do carro e a necessidade de alguma manutenção das rodas e pneus, quando vibrar as rodas e pneus também é necessário realizar o balanceamento dos pneus.
Os danos causados as rodas podem ser estruturais ou estéticos. Os amassados internos são os mais difíceis de se identificar. Contudo, você pode observar o alinhamento pelo volante, já que ele costuma ficar prejudicado quando a roda é danificada.
Se o estrago na roda for grande causado por impacto severo pode causar a perda de controle do veículo. Se trincar a roda, os trincados maiores que 5 mm precisam ser avaliados com muito critério para verificar a possibilidade da reparação desde que não haja comprometimento na estrutura da roda.
Nos casos de impacto severo do veículo que causem estragos nas rodas deve ser feito imediatamente a manutenção veicular para evitar desgaste irregular dos pneus e checar se não houve danos nos demais itens da suspensão do carro e fazer o alinhamento da direção e o alinhamento traseiro do veículo.
Quando fazer uma reforma de rodas?
As rodas representam itens de custo elevado para o proprietário do carro, e nem sempre ele está disposto a gastar mais quando as rodas apresentam algum problema, é natural que o dono do carro pense primeiro em consertá-la ao invés de trocá-la.
Este é o momento que podemos fazer a reforma de rodas, o conserto de rodas ou desempeno de rodas, avaliando os danos e comparando o valor da reforma de roda em relação ao custo de uma roda nova.
No processo de reforma completo das rodas de um veículo, reparamos todos os danos causados na roda, sejam riscos, quando tem algum arranhão, pequenas batidas ou amassados ou empenos e pintura geral, podendo até ser feito a mudança da cor da roda neste momento.
Desta forma deixamos a roda do carro mais bonita, agregando valor ao veículo garantindo a segurança do motorista ao dirigir e segurança na sua viagem.
Quando fazer o conserto de rodas ou desempenho de rodas?
Desempenar as rodas do carro é uma alternativa de baixo custo para deixar as rodas em perfeitas condições de uso, para serem montadas em conjunto com os pneus garantindo qualidade no serviço dos balanceamentos dos pneus e das rodas, entretanto permanecerão os danos estéticos como ralados nas bordas, arranhões e pintura danificada caso o cliente optar somente pelo desempeno das rodas.
Na Della Via você encontra os serviços de conserto de rodas, o desempeno das rodas e a reforma de rodas completa ou parcial de acordo com a preferência do cliente. Estes serviços têm garantia de 6 meses na loja de pneus Della Via e são executados por nossos Técnicos de Serviços que ainda poderão realizar a manutenção veicular do seu carro se houver necessidade nesta oportunidade.
Conserto e desempenho de rodas de ferro
As rodas de ferro ainda equipam uma grande quantidade de carros, e são feitas de uma liga composta de 98% de ferro e cerca de 2% de carbono que vira aço após a sua fundição, e mesmo o aço sendo um material mais pesado que as rodas de liga leve, elas podem ser desempenadas e consertadas utilizando o torno para conserto de rodas e desempeno de rodas, e a ferramenta para desamassar e alinhar a borda da roda de ferro. (vide foto abaixo)
Ferramenta para desamassar e alinhar as bordas da roda de ferro.
Reforma, conserto e desempeno de rodas de liga leve/alumínio
Reformar a roda pode custar menos e deixar o cliente muito satisfeito com a execução deste serviço que tem garantia da Della Via de 90 dias, saiba o porquê:
As rodas de liga leve/alumínio, são produzidas através da composição de uma liga feita com alumínio, silício e ferro. Esta combinação oferece as rodas de liga leve mais leveza por conta do alumínio e maior resistência por conta do ferro e do silício. Maior resistência e mais leveza proporcionam melhor desempenho para o veículo.
Cada vez mais as rodas de liga leve/alumínio são equipamento original das montadoras em diversos veículos e de diversas marcas, entretanto o preço das rodas de liga leve também representam um custo maior quando o assunto é trocar a roda danificada do carro sendo necessário a manutenção das rodas e pneus.
Quando isso acontecer, a reforma de rodas, o conserto de rodas ou o desempeno de rodas torna-se muitas vezes mais vantajoso e viável se comparado a compra de uma ou mais rodas de liga leve/alumínio novas!!!
Se trincar a roda, devo fazer a reforma ou o conserto desta roda de liga leve/alumínio??
Os trincados maiores que 5 mm precisam ser avaliados com muito critério para verificar a possibilidade da reparação desde que não haja comprometimento na estrutura da roda.
Sempre que fizer o conserto das rodas do seu veículo é necessário fazer o balanceamento das 4 rodas e o alinhamento da direção em conjunto com o alinhamento traseiro do veículo.
Recomenda-se fazer o check-up da suspensão para avaliar a necessidade eventual de alguma manutenção veicular.