- O que é o rodízio de pneus?
O rodízio de pneus é um procedimento importante para garantir a durabilidade, o desempenho e a segurança dos pneus de um veículo. Neste post explicaremos em detalhes como fazer o rodízio de pneus, incluindo seus benefícios, os diferentes padrões de rodízio e outras informações relevantes.
Você também pode passar em qualquer unidade da loja de pneus Della Via e fazer gratuitamente o rodízio de pneus do seu carro!!!
O rodízio de pneus nada mais é que movimentar os pneus de um eixo para outro, de modo a equalizar o desgaste da banda de rodagem dos pneus.
Dessa forma, os pneus dianteiros são trocados pelos pneus traseiros, promovendo um desgaste mais equilibrado prolongando a vida útil dos pneus.
- Por que fazer o rodízio de pneus?
Porque fazendo o rodízio de pneus com regularidade, o desgaste da banda de rodagem será mais uniforme entre os pneus dianteiros e traseiros do veículo. Recomenda-se fazer o rodízio de pneus a cada 10.000 Km. Normalmente, os pneus dianteiros tendem a ter maior desgaste e de maneira diferente em relação aos pneus traseiros. Isso é devido a fatores como peso do motor, sistema de tração, distribuição de carga e até mesmo o tipo de pavimento e o estilo de direção do motorista do veículo.
É importante sempre consultar o manual do proprietário do veículo para obter as recomendações específicas do fabricante sobre o padrão de rodízio a ser seguido. Cada veículo tem suas próprias orientações com base no tipo de sistema de tração e nas características individuais.
Além dos benefícios óbvios de promover um desgaste mais uniforme dos pneus, o rodízio de pneus também traz outras vantagens significativas:
1. Prolonga a vida útil dos pneus: O rodízio regular permite que todos os pneus do veículo se desgastem de maneira mais uniforme. Isso significa que nenhum pneu será sobrecarregado com um desgaste excessivo em comparação aos outros. Como resultado, a vida útil dos pneus é prolongada, evitando a necessidade da troca de pneus prematuramente.
2. Melhora o desempenho do veículo: Pneus desgastados de maneira desigual podem afetar o desempenho do veículo. Com o rodízio, é possível manter um desgaste mais equilibrado da banda de rodagem, proporcionando melhor aderência ao solo, estabilidade nas curvas e distâncias de frenagem mais curtas. Isso contribui para melhorar o desempenho do veículo.
3. Aumenta a segurança: Pneus desgastados irregularmente podem comprometer a segurança do veículo, especialmente em condições adversas. Com o rodízio regular, é possível manter a qualidade do desempenho dos pneus, proporcionando maior aderência ao solo e minimizando os riscos de aquaplanagem. Isso ajuda a garantir uma condução mais segura do veículo em diferentes situações de rodagem nas ruas ou estradas.
4. Economia de dinheiro: Fazer o rodízio de pneus pode resultar em economizar seu dinheiro a longo prazo. Pneus desgastados de maneira irregular podem exigir a manutenção de pneus e a troca do pneu com maior frequência. Ao promover um desgaste mais uniforme, o rodízio permite que você maximize a vida útil dos pneus, reduzindo a necessidade de comprar um ou mais pneus. Isso pode representar uma economia significativa ao longo do tempo.
É importante destacar que, além do rodízio de pneus, a manutenção regular dos pneus e a manutenção regular da suspensão também são fundamentais. Calibrar os pneus semanalmente, fazer o alinhamento e balanceamento corretos, bem como inspecionar visualmente os pneus em busca de danos ou desgaste anormais, são práticas que complementam o rodízio e contribuem para um desempenho e uma vida útil ainda melhores dos pneus.
Em resumo, o rodízio de pneus é um procedimento que visa promover o desgaste mais uniforme entre os pneus dianteiros e traseiros de um veículo. Com os diferentes padrões de rodízio disponíveis, é importante seguir as recomendações do fabricante para garantir o máximo benefício. Ao realizar o rodízio regularmente, você prolonga a vida útil dos pneus, melhora o desempenho do veículo, aumenta a segurança e economiza dinheiro a longo prazo.
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- O que fazer antes e depois do rodízio de pneus?
Para que todos os benefícios acima descritos sejam de fato obtidos, é preciso observar alguns detalhes e realizar alguns procedimentos antes e depois do rodízio de pneus.
O carro é um conjunto de sistemas e um afeta o desempenho do outro. Vamos ver o que fazer para ter o melhor resultado no rodízio de pneus:
- Revisão dos pneus e rodas
Antes de fazermos o rodízio de pneus, é fundamental que se faça uma vistoria detalhada nos pneus e nas rodas do veículo.
Esta vistoria é importante para a manutenção de pneus e para a manutenção preventiva do veículo . Amassados nas rodas, deformações no pneu ou bolhas em sua lateral, se não forem considerados, certamente vão comprometer os resultados do rodízio de pneus.
Rodas amassadas devido a queda em buracos , pneu deformado causam sérios problemas de dirigibilidade do veículo. Ao comprar um pneu novo sem arrumar essas falhas, este pneu certamente sofrerá um desgaste prematuro.
- Revisão da suspensão
Qualquer do veículo vai comprometer o rodízio dos pneus. É fundamental fazer uma revisão detalhada e verificar se não existem componentes da suspensão danificados e que podem acelerar o desgaste dos pneus.
Fazer a verificação dos amortecedores e seus componentes, como os coxins e batentes, é fundamental. Quando estão com defeito esses componentes influenciam bastante no desempenho e no desgaste dos pneus. Além dos amortecedores, é preciso avaliar se temos buchas danificadas, coxins quebrados, pivôs e terminais com folgas, que também podem causar o desgaste dos pneus e comprometer o rodízio dos pneus.
- Alinhamento e balanceamento
Para evitar o desgaste prematuro dos pneus, recomenda-se fazer regularmente o alinhamento da direção e do eixo traseiro, se o modelo de carro permitir, mais o balanceamento das rodas a cada 10.000 km ou a cada 6 meses. Deixar de fazer estes serviços acaba comprometendo o resultado do rodízio. Sempre que as rodas do carro forem trocadas de lugar, é fundamental que se refaça o alinhamento.
- Calibragem dos pneus
Recomenda-se fazer a calibragem dos pneus semanalmente para manter a pressão correta dos pneus conforme a recomendação do fabricante do veículo. Esta prática é fundamental para não termos desgastes irregulares dos pneus e não comprometer o rodízio de pneus.
- Como fazer adequadamente o rodízio de pneus?
Existem diferentes padrões de rodízio de pneus, que variam de acordo com o tipo e modelo do veículo, o sistema de tração e o tipo de pneu que equipa este veículo, conforme descrevemos abaixo:
- Veículos com tração 4×4, tração integral, ou com tração traseira:
Quando os pneus são simétricos e assimétricos, eles devem ser trocados em forma de “X”, ou seja, o dianteiro esquerdo vai para a traseira direita e o dianteiro direito vai para a traseira esquerda. Além disso, o traseiro esquerdo vai para a dianteira esquerda e o traseiro direito vai para a dianteira direita;
Quando os pneus são direcionais, ou seja, tem sentido único de rodagem, o dianteiro esquerdo vai para a traseira esquerda e o dianteiro direito vai para a traseira direita e vice-versa.
- Veículos com tração dianteira:
Quando os pneus são simétricos e assimétricos, eles devem ser trocados em formato de “X”, ou seja, o traseiro direito deve ser colocado na dianteira esquerda e o traseiro esquerdo deve ser colocado na dianteira direita. Além disso, o dianteiro direito deve ser colocado na traseira direita e o dianteiro esquerdo deve ser colocado na traseira esquerda;
Quando os pneus são direcionais, ou seja, tem sentido único de rodagem, o dianteiro esquerdo vai para a traseira esquerda e o dianteiro direito vai para a traseira direita e vice-versa.
Abaixo segue ilustração de como fazer o rodízio de pneus de acordo com a tração do veículo e os tipos de pneus.
- O tipo de pneu interfere no rodízio?
Sim, sem dúvida alguma. Para deixar mais claro as orientações acima, o desenho da banda de rodagem dos pneus vai interferir no tipo de rodízio de pneus que deve ser feito para garantir a manutenção de pneus mais adequada para o seu carro.
É aqui que precisamos ficar atentos para os diferentes tipos de desenho da banda de rodagem dos pneus.
Veja a seguir:
- Pneus assimétricos, são pneus que tem desenhos diferentes em sua banda de rodagem de um lado a outro e tem sentido de rotação. Veículos que precisam de pneus assimétricos não podem instalá-los no lado errado. As laterais externas dos pneus assimétricos são mais reforçadas do que as internas, com blocos mais robustos, o que dá ao veículo maior estabilidade principalmente em curvas. Já na parte interna, os blocos são menores e têm a função de expulsar a água proporcionando melhor aderência para o veículo em pistas molhadas. Por isso o tipo de pneu assimétrico, são recomendados para carros esportivos. Identificamos o pneu assimétrico, verificando nas laterais do pneu as marcações “outside” (fora) e inside (dentro), dando as orientações para a montagem do pneu na roda de forma correta, obedecendo estas marcações.
- Pneus direcionais ou unidirecionais, este tipo de pneu tem sentido de rotação apontando para uma única direção. O desenho da banda de rodagem do pneu lembra o formato da letra “V”, e esse tipo de pneu é recomendado para quem prioriza a esportividade e a dirigibilidade, principalmente em situações com o piso molhado. A principal característica é a maior aderência por conta do desenho que permite escoar a água para fora da banda de rodagem de forma mais rápida, aumentando a aderência e evitando a aquaplanagem. Em contrapartida, esse tipo de pneu gera um nível maior de ruído no momento da rodagem e limitações no rodízio, pois o sentido único de rotação deve ser sempre respeitado para manter as características de performance e segurança. Na lateral do pneu há a indicação do sentido de rotação para a montagem. O rodízio deve ser feito com maior frequência para diminuir os ruídos.
- Pneu simétrico, são pneus que tem o desenho igual nos 2 lados da sua banda de rodagem, permitindo a montagem nas rodas em qualquer sentido de rotação, facilitando o rodízio dos pneus nos veículos.
- Quais são as diferenças entre os pneus radias e os pneus convencionais, ou diagonais como também são conhecidos?
Independentemente do tipo de pneu e respectivos desenhos da banda de rodagem, os pneus podem ser radiais ou convencionais.
Aqui estamos falando como é feita a construção da carcaça do pneu e as diferenças entre os pneus radiais e os pneus convencionais.
Na carcaça dos pneus radiais, sua construção é feita com apenas uma única lona, ao invés de lonas sobrepostas, utilizando uma malha de fios de aço posicionados no sentido radial da carcaça, daí seu nome. Esta estrutura da carcaça tem como objetivo estabilizar e oferecer maior resistência.
Na carcaça dos pneus convencionais, conhecido também como diagonais, a carcaça do pneu é construída a partir de lonas de fibras têxteis, que são sobrepostas no sentido diagonal.
Portanto a principal diferença entre os pneus radiais e convencionais, está no tipo de construção e nos materiais utilizado e na disposição deles.
- É possível fazer o rodízio de pneus em casa?
Fazer o rodízio de pneus parece ser simples e que pode ser feito em casa, entretanto somente lojas especializadas em pneus e serviços como a Della Via, terão os profissionais e equipamentos necessários para fazer o rodízio de pneus com segurança e os demais serviços, como alinhamento e o balanceamento para garantir os melhores resultados na manutenção de pneus.
- Quando e onde fazer o rodízio de pneus??
Para evitar a troca de pneus de forma prematura devido a desgastes irregulares da banda de rodagem, recomenda-se fazer o rodízio de pneus a cada 10.000 quilômetros, ou a cada seis meses. Assim como deve ser feito também o alinhamento de direção e o balanceamento das rodas em conjunto com o rodízio de pneus. Estes serviços feitos em conjunto, garantem a manutenção de pneus de forma correta e sua maior durabilidade.
E não se esqueça de fazer semanalmente a calibragem dos pneus!!!
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