Sempre que você trocar ou realizar a manutenção de pneus, ou a manutenção do veículo em uma das unidades da loja de pneus Della Via, é necessário fazer os serviços de geometria total, a calibragem dos pneus e o balanceamento das rodas do carro.
Na manutenção de pneus, recomendamos realizar o check-up do carro, onde verificamos gratuitamente os principais itens de segurança do carro: A suspensão, os freios dianteiro e traseiro, o óleo do motor, os filtros de óleo e ar do motor, lâmpadas, filtro do ar-condicionado e um diagnóstico para avaliar a necessidade de fazer o serviço de limpeza de bico.
A geometria total do veículo compreende fazer os serviços de alinhamento dianteiro de direção e o alinhamento traseiro ajustando os ângulos de convergência, divergência, o câmber ou cambagem e o cáster, deixando todos estes ângulos da geometria em conformidade aos parâmetros determinados pelos fabricantes do carro, após a realização destes serviços.
- O que é a cambagem?
Os carros possuem geometrias com angulações diferentes que são especificadas pelo fabricante de cada veículo de acordo com cada projeto de construção de cada carro. Estes ângulos têm como objetivo melhorar a estabilidade do carro quando sofre esforços laterais ao fazer uma curva, para compensar a ação e movimentos da suspenção e para reduzir as vibrações das rodas para o volante.
Cambagem ou câmber, é um dos ângulos da geometria dos veículos, e corresponde a inclinação da roda de um veículo em relação ao solo. Seu valor é denominado ângulo de cambagem, e será positivo quando a parte superior da roda se inclinar para fora e será negativo quando ela se inclinar para dentro.
A alteração dos ângulos da cambagem ocorre na maioria das vezes devido as rodas dianteiras do carro sofrerem choques contra obstáculos, passagem por buracos ou impactos na lateral desalinhando o carro o que acaba causando o desgaste irregular dos pneus (vide abaixo).
- Quando sei que preciso fazer o serviço de cambagem?
Fazer a cambagem é necessário quando os pneus apresentarem desgastes irregulares em suas partes externa ou interna, quando veículo sofreu algum tipo de impacto ou danos no conjunto de suspensão e por consequência está fora de seu ângulo ideal do câmber. Decorrentes destes motivos, o carro poderá ter desgaste prematuro e irregular dos pneus, falta de estabilidade, vibrações no volante, e poderá puxar para um lado ou para outro.
- Tipos de Cambagem
Existem 3 tipos de cambagem, conforme descrito e desenho abaixo:
Cambagem positiva: quando roda e pneu estão voltados para dentro do carro;
Cambagem negativa: quando roda e pneu estão voltados para fora do carro;
Cambagem nula: quando roda e pneu fazem um ângulo reto.
A cambagem nada mais é do que o ajuste da inclinação das rodas de um veículo em relação a um plano vertical (solo), este ajuste tem como objetivo de controlar seu rolamento ou desentortar uma deformação. Este serviço é feito por um Técnico especializado da Della Via fazendo a regulagem de câmber na suspensão nos veículos que permitem este recurso, ou utilizando uma ferramenta especial chamada de desempenador hidráulico, ou realizando a substituição de componentes que causam folgas no conjunto da suspensão, como molas cansadas, amortecedores sem ação, kits de borrachas e coxins do amortecedor, buchas de bandeja saturadas etc.
- O que acontece se eu não fizer o serviço de cambagem no meu carro?
Se a cambagem estiver fora das medidas determinadas pelo fabricante do carro, certamente os pneus terão desgaste prematuro e irregular, o carro sofrerá de falta de estabilidade, vibrações no volante, poderá puxar para um lado ou para outro.
- Todo carro precisa de cambagem?
Todo carro possui o ângulo de cambagem, e que deve ser corrigido sempre que estiver fora das especificações do fabricante do carro.
- O que é o cáster?
Cáster, é mais um dos ângulos da geometria dos veículos, que corresponde ao paralelismo das rodas, é o ângulo que se forma entre o pino mestre da roda do carro em relação ao plano vertical visto de lado. Ele é fundamental para a estabilidade do carro, aderência dos pneus e velocidade final do veículo.
Tipos de Cáster
Existem 3 tipos de cáster, conforme descrito e desenho abaixo:
Cáster positivo: quando a inclinação do eixo de giro é para frente;
Cáster negativo: quando o eixo de giro está na vertical;
Cáster nulo: quando o eixo de giro é para trás.
- Quando sei que preciso fazer o serviço de cáster?
Quando for feito o alinhamento de pneus e for detectado que as medidas do cáster estão em desacordo com as medidas especificadas pelo fabricante do veículo
Quando a direção estiver pesada
Quando as rodas tiverem dificuldade para retornar à posição inicial após qualquer deslocamento.
Quando demos fazer o alinhamento dos pneus, a calibragem dos pneus, o balanceamento dos pneus??
-Alinhamento dos pneus
- Sempre por ocasião da troca e manutenção dos pneus;
- Preventivamente a cada 10.000 km;
- Sempre que os pneus apresentarem desgastes irregulares na área do ombro ou em escamas na banda de rodagem;
- Sempre que o veículo apresentar tendência de deriva ou instabilidade em marcha;
- Sempre que o veículo apresentar tendência de deriva ou instabilidade em marcha;
- Após fortes impactos ou choques contra obstáculos ou buracos;
- Quando um pneu apresentar desgaste irregular em relação ao outro pneu que estiver rodando no mesmo eixo;
- Sempre que forem substituídos componentes da suspensão do veículo;
- Quando o volante apresentar endurecimento ao esterçar.
Serviços gratuitos Della Via Pneus para o seu carro
- Rodízio e calibragem dos pneus
- Check-up dos itens de segurança
- Verificação do óleo do motor mais filtros de óleo, ar, combustível e cabine
Garantia exclusiva Della Via Pneus de 180 dias (6 meses) nos serviços
- Balanceamento de pneus
- Alinhamento de pneus