A revisão de freios nada mais é do que fazermos uma avaliação de forma preventiva de todos os componentes e peças do sistema de freio do veículo, que independente da marca ou do modelo, estas peças sofrem o desgaste natural pelo uso do carro, onde identificamos e entendemos a necessidade ou não da troca de peças.

A vida útil das peças do sistema de freio, dependem de algumas variáveis, tais como: o estilo de dirigir do motorista e a forma de como se utiliza o freio, maior tempo de uso do veículo em estradas ou na cidade, a frequência na descida de serras, acelerações e frenagens mais severas do veículo.

“Podemos afirmar com certeza que se dirigirmos o veículo de maneira mais equilibrada, com acelerações e frenagens mais tranquilas, a durabilidade das peças do sistema de freio é maior, já a maneira de direção mais agressiva reduz consideravelmente a vida útil das peças do sistema de freio do veículo.”

As peças do sistema de freio das rodas dianteiras do carro sofrem desgaste mais acentuado porque o eixo frontal responde por 70% da força de frenagem contra 30% das rodas traseiras, e por consequência estas peças são as primeiras a precisar de substituição.

Embora existam diferentes tipos de freio, a grande maioria dos automóveis fabricados no Brasil, o conjunto das rodas dianteiras do sistema de freios é composto por pastilhas de freio e discos de freio, que podem ser sólidos ou ventilados.

No sistema de freios dos veículos encontramos diversas peças, e o funcionamento correto destas peças é essencial para garantir a segurança ao dirigir. Quando uma ou mais peças sofrem desgaste pelo uso, o veículo não apresenta o mesmo desempenho, ficando difícil reduzir a velocidade do veículo diminuindo seu espaço de frenagem o que pode resultar em colisões.

Itens como a pastilha de freio, o disco de freio, e o fluido de freio, são muito importantes no sistema de freios e devem ser checados com frequência.

A revisão de todo o sistema de freios do seu carro deve ser feita periodicamente a cada 10.000 km.

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Prevenindo, você roda tranquilo com o seu carro e evita imprevistos.

  1. Qual é o objetivo da revisão de freios?

A revisão periódica e regular de freios tem como objetivo verificar todos os componentes e peças do sistema de freios, identificando a necessidade de troca de peças e serviços a realizar, garantindo após os reparos, o funcionamento pleno do sistema de freios afim de evitar qualquer tipo de falha que venha a colocar em risco motorista e passageiros garantindo a segurança ao dirigi o veículo. 

A manutenção veicular feita com regularidade garante o pleno funcionamento de todos os componentes do veículo.  Assim como a manutenção veicular, a revisão de freios tem como objetivo identificar possíveis problemas no sistema de freios e qual é a necessidade de troca de peças e os serviços a serem realizados para restabelecer o pleno funcionamento do sistema.

Na medida que os sistemas de freio se tornam mais complexos devido as tecnologias embarcadas dos veículos, a revisão do sistema de freios torna-se obrigatória para que estas tecnologias não sejam prejudicadas. 

  • Qual é a frequência ideal para revisar o freio?

As revisões no sistema de freios devem ser feitas a cada 10.000 kms rodados ou 6 meses, o que ocorrer primeiro, devendo ser substituído o fluido de freio neste período ou Km e verificado todas as peças que compõe o sistema de freio para avaliar a necessidade da troca de peças.

  • Por que fazer uma manutenção de freios preventiva?

A manutenção preventiva do sistema de freios é um cuidado que todo motorista deve ter com seu carro pensando na segurança ao dirigir para evitar qualquer tipo de falha que venha ocorrer no sistema de freios devido ao desgaste das peças pelo uso do veículo.

Fazendo a manutenção preventiva do sistema de freios podemos evitar a troca de algumas peças e prolongando a sua vida útil e com isso podemos reduzir o custo total por ocasião da manutenção veicular.

Estar atento ao manual do veículo e aos sinais que ele dá quando os freios não funcionam de forma normal são fatores que contribui para resolver problemas de forma preventiva, tais como:

– Ruídos

– Dificuldades para frear

– Frenagem longa (pedal abaixando)

– Luzes acesas no painel

  • Quais são as peças verificadas na revisão de freios?
  1. Fluido de freio;
  2. Pastilhas de freio dianteira e traseira (se tiver no veículo);
  3. Discos de freio/Tambor de freio;
  4. Pinças de freio;
  5. Cilindro Mestre;
  6. Servo freio ou Hidrovácuo,
  7. Válvula de retenção de vácuo;
  8. Flexíveis de freio;
  9. Cilindros de roda;
  10. Lonas/Sapatas de freio;
  11. Válvula equalizadora do freio;
  12. Cabo de freio de mão.
  • Pedal do freio!!

É a peça mais lembrada quando se fala do acionamento do sistema de freio. Afinal de contas, é a única parte com a qual o motorista tem contato durante a condução do veículo. O funcionamento é bem básico e familiar para todos: quando o pedal é pressionado, as rodas do veículo são bloqueadas.

  • Servo Freio/Hidrovácuo!!

A função do servo freio ou hidrovácuo é aumentar e distribuir uma força exercida pelo pedal por meio do diferencial de pressão. Com isso, o motorista consegue parar o veículo sem fazer muito esforço. Ele aproveita o vácuo gerado pelo motor para realizar essa tarefa. Isso explica por que o pedal fica muito duro quando o veículo está desligado.

  • Cilindro mestre!!

Esse componente tem forma cilíndrica e um ou dois pistões, além de um reservatório para fluido, que pode ser integrado ou independente. É responsável por converter força mecânica em pressão hidráulica e, geralmente, é fabricado em ferro fundido ou alumínio.

  • Pinças de freio!!

A pinça de freio é o atuador do sistema de freio a disco. Além de servir de suporte e proteção para pastilhas, é responsável por pressioná-las contra o disco por meio de um ou mais cilindros hidráulicos com pistões internos.

São chamadas de pinças flutuantes ou deslizantes quando têm apenas um cilindro. Versões com mais de um pistão são chamadas de pinças do tipo fixas. Normalmente, são fabricadas em ferro fundido.

  • Pastilha e discos de freio!!

As pastilhas de freio são um componente de fricção. Essa é uma das principais peças responsáveis pela desaceleração do sistema de freios do carro, uma vez que a geração de aumento de atrito amplia a resistência contra o deslocamento, o que faz com que o veículo perca velocidade.

Outro detalhe importante é que as pastilhas são usadas exclusivamente nos sistemas de freio a disco. Os materiais mais comuns utilizados na sua fabricação são resinas fenólicas, grafite, pó de ferro, carbono, entre outros.

De formato circular e achatado, os discos de freio são fixados ao cubo de roda e acompanha seu movimento. São responsáveis pela desaceleração e a parada do veículo por meio do atrito das pastilhas de freio em sua superfície. O contato entre esses componentes gera a força necessária para reduzir a velocidade até a parada do veículo. 

  1. Fluido de freio!!

O fluido é um dos componentes mais importantes do freio. Ele é o responsável pela transferência de movimento fazendo com que todo o sistema hidráulico funcione de forma eficiente. É feito à base de glicol ou silicone e classificado de acordo com a sua composição e ponto de ebulição.

  1. Como saber se há algum problema com os freios?

Ao dirigir o carro, ficará muito evidente para o motorista detectar esses problemas que são característicos devido aos sintomas mais comuns descritos abaixo: 

– Frenagem deficiente resultando no aumento do tempo e espaço de frenagem do carro;

– Carro desviando para um dos lados durante a frenagem;

– Trepidação no volante ao pisar no pedal;

– Ruídos como tipo de barulho de “ferro com ferro”;

– Luzes acesas no painel.

– Pedal de freio baixando ou pedal de freio duro.

  1. Trepidação no volante!!

Se ao pisar no pedal do freio e perceber que o pedal e/ou o volante do carro estão trepidando, esse é um forte indicativo de que o disco de freio pode estar empenado. Assim, como a superfície do disco não está totalmente plana, a ondulação é transmitida pelo sistema hidráulico e retorna até o pedal, dando a sensação de trepidação, o mesmo acontece com o volante.

  1. Barulho de “ferro com ferro”!!

Normalmente a frenagem do carro deve acontecer de forma silenciosa, porém se escutarmos barulhos durante a frenagem como o som de atrito entre metais – “barulho de ferro com ferro”, por exemplo, pode ter chegado o momento de substituir as pastilhas de freio ou o disco de freio devido ao desgaste de uma destas peças. Caso isso seja ignorado, existe grande risco de o sistema falhar, resultando em colisões graves.

  1. Pedal de freio baixo!!

Geralmente está relacionado a vazamentos do fluido do sistema de freio, vazamentos do cilindro mestre, ou mesmo o desgaste excessivo das pastilhas.

  1. Pedais enrijecidos!!

Geralmente está relacionado ao meu funcionamento do servo freio ou hidrovácuo, que é a peça responsável por amplificar a força exercida no pedal que reduz o esforço do motorista. Esse tipo de falha não costuma afetar a capacidade de frenagem do carro, mas torna muito desconfortável a tarefa de frear;

  1. Quando trocar a pastilha de freio!!

Dentre todos os componentes do sistema de freios do carro, as pastilhas de freio são as peças que sofrem o desgaste mais rapidamente.

As pastilhas devem ser trocadas sempre que apresentarem desgaste, ou então se o motorista notar problemas ou dificuldades na hora de frear o veículo. Alguns modelos mais recentes de automóveis contam um sistema de alarme na pastilha de freio que pode ser sonoro ou através de sensores instalados nas pinças de freio.

Quando chega a hora de trocar as pastilhas, o sensor avisa por meio de luzes no painel.

As pastilhas de freio são montadas no cavalete de freio e fica com a área de atrito quase em contato com o disco de freio. Quando o pedal de freio é acionado, a pressão hidráulica gerada no cilindro mestre chega ao cavalete de freio e desloca seu êmbolo empurrando a pastilha contra o disco de freio proporcionando o atrito necessário para frear o veículo.

O atrito constante contra os discos de freio, que exercem na frenagem do carro, consome a massa da pastilha de freio desgastando essa massa com o uso contínuo do freio do carro.

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